Patriarca Moy Yat , uma noção sobre Vida Kung Fu .

 Patriarca Moy Yat , uma noção sobre Vida Kung Fu .


Patriarca Moy Yat , uma noção de Vida Kung Fu . Patriarca Moy Yat 梅逸 relacionava o Kung Fu 功夫 com a própria vida. Daí o surgimento do termo “Vida Kung Fu 功夫 (Kung Fu 功夫 Life)”, hoje mundialmente conhecido como a grande característica do seu legado.


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Essa associação de Kung Fu 功夫 com a vida, propagada no Século XX, desde sua chegada aos Estados Unidos em 1973, remonta o período da Dinastia Sung 宋 (960-1279), quando o termo Kung Fu 功夫/工夫 começou a ser empregado por neoconfucianistas, taoistas e budistas como a arte de viver a vida em geral. Todos eles falavam de seus ensinamentos como diferentes escolas de Kung Fu 功夫/工夫.

Parece que a orientação predominante do pensamento clássico chinês era a preocupação sobre como viver a vida, de modo que a questão central poderia ser resumida em “como devemos viver nossas vidas?”. Por isso, podemos dizer que o Kung Fu 功夫/工夫 pode representar as várias artes e instruções sobre como cultivar a pessoa e a sua conduta de vida.

Professor Ngai Pui Man 倪培民 chama de Inspiração Kung Fu 功夫, o famoso questionamento feito por Jong Ji 莊子, no século 4 a.C.: “era ele que sonhara ser uma borboleta ou era uma borboleta sonhava ser ele?”.

Para o Doutor Ngai 倪, esse grande pensador chinês chegou à conclusão de que tinha percebido "a transformação das coisas", indicando que as pessoas deveriam seguir suas vidas através dessas transformações, ao invés de tentar em vão buscar o que é “real”.

Ao encerrar seu artigo “Kung Fu 功夫 for Philosophers” (que poderia perfeitamente ter o título “Kung Fu 功夫 Life”), Professor Ngai 倪 relaciona a obra “Philosophy as a Way of Life” (1995) do filósofo francês Pierre Hadot(1922-2010) com a Abordagem Kung Fu 功夫:

Se a Filosofia é “um caminho de vida”, como Pierre Hadot coloca, a Abordagem Kung Fu 功夫 sugere que tomemos a filosofia como a busca da arte de viver bem e não apenas como uma forma estritamente definida de modo de vida racional.

Patriarca Moy Yat 梅逸 será lembrado por todos os seus descendentes como o grande propagador da noção de Vida Kung Fu 功夫 no Ocidente, mas as linhas abaixo podem esclarecer sua insistência em dizer que ele apenas seguia a mesma metodologia de seu mentor, o Patriarca Ip Man 葉問. No dia 10 de setembro de 2.000 em sua última palestra formal, ele reafirmou:

“Deixe-me dizer o que distingue a Moy Yat Ving Tsun 梅逸詠春. Eu ensino as mesmas técnicas e as mesmas formas. Mas o modo que eu ensino é diferente, por que eu uso o método de Ip Man 葉問 para ensinar. Moy Yat Ving Tsun 梅 逸詠春 não é para luta. Isso não quer dizer que não pode ser usado numa luta.
Ao contrário do que muitos pensam, o melhor lutador não é o que tem melhor habilidade, mas sim aquele que tem melhor comportamento e boas maneiras. Meu kung fu 功夫 existe para melhorar sua vida.”

Patriarca Moy Yat 梅逸 pode ser considerado o maior propagador do que chamamos de Vida Kung Fu 功夫 no Ocidente. Ele dizia que se alguém o perguntassem o que é Kung Fu 功夫, responderia que é vida. Mas vida pode ser tudo. Assim, para aprender sobre a vida é preciso de um sistema e, acreditava o grão-mestre, o Ving Tsun 詠春 é o sistema mais apropriado para esse tipo de aprendizagem.

Meu si fu 師父 costumava dizer que Vida Kung Fu 功夫 é a vida que tem o Kung Fu 功夫 inserido nela. Para experienciar uma vida assim, você precisa conviver com uma pessoa a qual estivesse vivendo na Dimensão Kung Fu 功夫 por tempo suficiente para que sua vida pudesse também ser vivida nessa dimensão.

Para Patriarca  Moy Yat 梅逸, o Patriarca Ip Man 葉問 era o exemplo maior desse tipo de pessoa. Ele dedicou toda uma vida ao Kung Fu 功夫. Tudo que ele fazia era vista da Perspectiva Kung Fu 功夫. Quanto mais participasse da Vida Kung Fu 功 夫 de Ip Man 葉問, mais Vida Kung Fu 功夫 vivenciaria.

Meu mentor, certa vez, perguntou: qual kung fu 功夫 um si fu 師父 deveria prover, quando tivesse sua própria família? Segundo ele, um Si Fu 師父 não deveria apenas transmitir conteúdos de um sistema e sim prover aos seus alunos a Vida Kung Fu 功夫, compartilhando o que ele experienciou na mesma.

Patriarca Moy Yat梅逸sempre recomendava a cada um de seus descendentes a passar mais tempo com seu si fu 師父 e assim desenvolver cada vez mais o seu kung fu 功夫.

“Essa capacidade de dedicar algum tempo para conviver conosco pode ser chamada Vida Kung Fu 功夫, o que é bastante útil. Desta forma, no futuro, quando surgir uma oportunidade para nos ajudar a desenvolver a arte, você estará em condições de fazê-lo”, dizia ele.

Patriarca Moy Yat 梅逸 costumava comparar a diferença, no futuro, entre uma pessoa que apenas aprendesse as técnicas e outra convivesse com seu si fu 師父 e aprendesse tudo por meio da Vida Kung Fu 功夫. Para ele, a pessoa que veio para apenas aprender as técnicas, nunca alcançará seu intento, pois não saberia como fazer o melhor uso delas. Por outro lado, a pessoa que simplesmente veio, conviveu e tudo
que aprendeu foi por meio da Vida Kung Fu 功夫, o Kung Fu 功夫 nela irá surgir por inteiro, de pronto, no caso de ela precise realizar algo.

“Assim, se você for inteligente o suficiente, você compreenderá cada vez mais o assunto e respeitará a Vida Kung Fu 功夫”, concluiu Patriarca Moy Yat 梅逸 em sua palestra sobre o assunto.






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