O Sistema Ving Tsun ( Wing Chun)

 Ving Tsun é um sistema de Kung Fu. Atribui-se à Fundadora Yim Ving Tsun

a sua integralização em seis domínios - Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa

Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do - representados por listagens de

dispositivos corporais de combate simbólico.




O emprego de dispositivos corporais para a constituição das listagens de um

sistema, visando o desenvolvimento do Kung Fu, parece natural se for

considerado que a experiência corporal é a mais próxima, a mais íntima, a mais

direta e aquela que se pode menos duvidar para frustrar a atividade dicotômica

do pensamento, que petrifica a fluidez de uma tendência e impede que se perceba

os sinais ínfimos da transformação que está por vir.

Por sua vez, desde os tempos remotos, os chineses valorizam a simbologia

do combate como uma experiência de premência de morte que potencializa a

capacidade de dois polos opostos se complementarem.

Concebidos a partir de uma conduta feminina, chi jit, os dispositivos

corporais de combate simbólico, chamados de jiu sik, possibilitam desenvolver

uma capacidade de adaptação que transforma o adversário no próprio potencial

a ser explorado em um conflito.

A determinação de seis elementos, em vez de limitativo, nesse contexto,

pode ter um significado de algarismo extremo, que vai até o extremo da

mudança. Desde os tempos mais remotos, os símbolos foram associados a

números. Ao associar os seis domínios do Sistema Ving Tsun com os hexagramas

do Yi Ging, pode-se retomar a antiga ideia de associar um hexagrama a um

sistema.

O ordenamento existente entre os seis domínios do Sistema Ving Tsun, além

de apontar a evolução de sua complexidade relacional, indica também a distinção

de quatro modalidades – um conjunto de homogêneos, composto pelos três

primeiros, cujos nomes não explicitam a modalidade a que pertencem – o kuen

faat -, a não ser por ausência de elementos externos; e um conjunto de

heterogêneos, cujos nomes contêm referência explícita à modalidade em que se

incluem, quais sejam: jong faat, gwan faat e do faat.

A relação da estrutura hexagramática e a arquitetura de uma situação faz-se

a partir do momento que dois trigramas são identificados e assim dois centros,

ou dois meios, são percebidos. É, por variação entre eles, que a “mudança” pode

se produzir. Assim, contrariamente à fixação a que levaria qualquer

monopolização devida a um centro único, a lógica de toda situação é a de uma

regulação que, variando de um polo a outro, como aqui entre os dois centros do

hexagrama, permite que o desdobramento vá até o fim do caminho tomado.

Essa duplicidade trilógica, promovida pelo hexagrama, enseja três fases,

cujo conjunto é conhecido por “Sau, Poh, Lei”. Sau pode significar aceitar,

manter, mas o Patriarca Moy Yat (9GVT) foi enfático: Sau, neste caso, quer dizer

obedecer. Poh é romper em pedaços, para que possa ser investigado. Lei que quer

dizer separar. Essas fases que potencializarão o Ving Tsun como um sistema de

desenvolvimento de Kung Fu.

A função de um sistema de Kung Fu é estabelecer, em cada domínio, uma

tipologia das disposições particulares que tem sido reconhecidas como as mais

apropriadas para o desenvolvimento da excelência em uma determinada

manifestação artística e cuja a experiência tem sido provida de mestre a discípulo,

de geração a geração, como um legado familiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte marcial do programa SuperFight na cidade de Brasilia.

Wing Chun boneco de madeira Brasília

Patriarca Moy Yat, uma noção sobre Kung Fu