Linhagem Moy Yat

 Linhagem Moy Yat 


Linhagem Moy Yat



A Linhagem Moy Yat teve seu início em 1962 na então colônia britânica de
Hong Kong, costa sul da China, quando a Família Moy Yat foi fundada com o
compromisso de salvaguardar o Sistema Ving Tsun.
Na ocasião, o Patriarca Moy Yat (9GVT) tornou-se o mais jovem líder de
família reconhecido por seu si fu, o Patriarca Ip Man (8GVT), líder do renomado
Clã Ip Man do Sistema Ving Tsun.
No museu governamental chinês Ip Man Tong foi registrado o seguinte
sobre este período da Linhagem Moy Yat:

In 1965, he set up Moy Yat Wing Chun Association and had amassed many students before
he emigrated to New York, USA in 1973, where he continues to teach Wing Chun.
Em 1965, ele (Patriarca Moy Yat) estabeleceu a Moy Yat Ving Tsun Association e reuniu muitos
estudantes antes de emigrar para New York, EUA em 1973, onde ele continua a ensinar Ving Tsun.
Ip Man Tong, Disciples Room, 2002
Além do legendário Bruce Lee, o único discípulo do Patriarca Ip Man (8GVT)
estabelecido no Ocidente a ter um painel na ala dos discípulos do referido museu
foi o Patriarca Moy Yat (9GVT). Isso talvez esteja associado ao fato de ele ter sido
o primeiro si fu consagrado em Hong Kong a emigrar para o exterior. Além disso,
ele teve a rara oportunidade de se preparar por cerca de 10 anos para a missão
de salvaguardar o Sistema Ving Tsun no Ocidente, sob a zelosa orientação do
Patriarca Ip Man (8GVT).
A partir de New York, o epicentro do mundo ocidental, o Patriarca Moy Yat
(9GVT) pode produzir um legado extenso e profundo, com vistas à salvaguarda
do Sistema Ving Tsun dentro de uma perspectiva mundial.
Ao longo dos anos, ele passou a designar seu legado como Moy Yat Ving
Tsun. O compromisso de honrar esta denominação por seus descendentes é o que
tem caracterizado a Linhagem Moy Yat.
O símbolo da Linhagem Moy Yat, - originalmente da Família Moy Yat -, é a
flor de ameixeira (em chinês, no dialeto cantonês, mui fa) vermelha. O formato
de cada pétala da flor tem um desenho único e estilizado, representando seu
aspecto natural. Criado pelo próprio Patriarca Moy Yat (9GVT), esta flor tem no
centro o caractere Yat 逸, em branco, que foi estilizado para representar as
estruturas centrais de uma flor de ameixeira real. O depoimento abaixo permite
observar a profundidade do patriarca como um mestre da pintura:
... our conversation centered on classical Chinese paintings. In particular he discussed a
painting of plum blossom flowers that he had drawn and the level of detail that it required to
complete it. To master the painting of plum blossoms, Si Fu Moy Yat not only studied brush
strokes for many years, but also observed the real flower itself under different lights, from various
angles, up close and far away. He knew the texture of the flower and even its grown pattern
during the seasons. Art to him was not mere imitation, but life itself.
...nossa conversa concentrou-se na pintura clássica chinesa. Ele falou em particular sobre
uma pintura de flor de ameixeira que ele havia feito e o nível de detalhe que era requerido para
completá-la. Para dominar a pintura da flor de ameixeira, Si Fu Moy Yat não somente estudou
desenho com pincel por muitos anos, mas também observou a flor real sob muitos tipos de luz,
sob vários ângulos, de perto e de longe. Ele sabia a textura da flor e até o seu padrão de
crescimento durante as estações. Arte para ele não era mera imitação, mas vida em si.
Mestre Sênior John Cheng (10GVT), discípulo de Patriarca Moy Yat (9GVT), 1982
Antes de formalizar sua aposentadoria, em 1997, o Patriarca Moy Yat (9GVT)
dedicou-se na preparação de alguns de seus principais discípulos para a
salvaguarda do Sistema Ving Tsun através de seu legado.
Com o seu falecimento, em 2001, a Familia Moy, sob a liderança de Madame
Helen Moy, passou a ser a responsável pelo condução da Linhagem Moy Yat.
Hoje, a Linhagem Moy Yat é uma das mais importantes referências mundiais
e a líder da Família Moy é o símbolo da união dos descendentes do Patriarca Moy
Yat (9GVT), através do compromisso de honrar a Denominação Moy Yat Ving
Tsun.
Os direitos autorais deste símbolo pertencem à Família Moy e somente os
descendentes reconhecidos formalmente por ela, - principalmente, através da
International Moy Yat Ving Tsun Federation, podem fazer uso do mesmo.

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