Kung Fu, da dificuldade a Facilidade

 Kung Fu, da dificuldade a Facilidade 

Kung Fu, da dificuldade a Facilidade . O Professor François Jullien aprofunda mais o tema, quando menciona que a noção de Kung Fu 功夫 dizia respeito à passagem espontânea da dificuldade para facilidade. Segundo ele, a noção de Kung Fu 功夫 pode ser tomada como “investimento paciente de onde resulta e amadurece a facilidade”.

Kung Fu, da dificuldade a Facilidade



Essa transformação, - que advém do esforço em não forçar -, reverte a dificuldade em seu contrário (a facilidade), é o resultado despercebido de um investimento. É a transformação silenciosa. Nesse investimento que foi feito, algo progressivamente amadureceu, que é o contrário da dificuldade, e faz com que o fruto desse amadurecimento venha por si mesmo.

Doutor Jullien chama isso de “imanência” e ela chega naturalmente, sem pensar.
Para ele, não há um equivalente à noção de Kung Fu 功夫 no pensamento ocidental, se considerarmos a análise do investimento do esforço e sua transformação em seu contrário.

Neste momento, quero compartilhar minha visão sobre o trabalho do Professor Ngai Pui Man 倪培民. Meu interesse sobre a seu trabalho vem da visão de considerar os clássicos chineses como obras que ele chama de Instrução Kung Fu 功夫.
Acho interessante apresentar o olhar do Doutor Ngai 倪, pois o trabalho dele ganhou grande repercussão quando escreveu artigo “Kung Fu 功夫 for Philosophers” no The Opinionator, um blog do New York Times.

Segundo o Professor Ngai Pui Man 倪培民, a essência do Kung Fu 功夫 pode ser encontrada em várias artes e orientações sobre como cultivar a pessoa e sua vida.
Eruditos do Neoconfucianismo 宋明理學 usavam o termo Kung Fu 功夫/工夫 sob diferentes significados. Baseado na constatação da ampla abrangência do termo, ele elencou os seguintes empregos para esta noção:

(1) esforços dispendidos em algo,
(2) modos apropriados de realizar esforços (empregando tempo) ou instruções particulares sobre como realizar tais esforços, sentido no qual podemos falar sobre Kung Fu 工夫 como uma forma de arte,
(3) incorporação das habilidades resultantes destes esforços, e
(4) os propósitos das habilidades alcançadas.


Para ele, o Kung Fu 功夫 permite perceber a união do homem à ação de uma maneira que a ação humana não é tratada meramente como um resultado de escolhas racionais ou procedimentos técnicos, mas como resultado do cultivo humano.

Professor Ngai 倪 é autor de diferentes expressões como Perspectiva Kung Fu 功夫 e Dimensão Kung Fu 功夫, nos quais ele se refere como uma abordagem pragmática com uma clara ênfase no cultivo e na transformação da pessoa.

Ele nos explica que um mestre de Kung Fu 功夫 faz boas escolhas e usa efetivamente seus recursos com base na sua pessoa como um todo, incluindo seus sentimentos, e que sua excelência é manifestada não só pelas consequências da ação, mas também pelo estilo artístico que é realizado.









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