Aprendendo sobre o Kung Fu

 Aprendendo sobre o Kung Fu 

Aprendendo sobre o Kung Fu . Aprendendo sobre Kung Fu 功夫, por Grão-Mestre Leo Imamura.
Na manhã ensolarada do dia 27 de maio de 1.987, tive a honra de ser aceito na Família Moy Yat 梅逸.
Há 500 anos, ou seja, 2.000 anos depois da apresentação da Inteligência Estratégica pelos tratados que hoje são considerados clássicos, o termo Kung Fu 功夫 ganhou importância na “arte de viver melhor a sua humanidade”, onde a relação Si-To 師徒, a relação Mestre-Discípulo, foi consagrada como o processo de aprendizado mais apropriado.
Para esta relação ser formalizada, um si fu 師父 (o Si da relação Si-To 師徒) aceita um to dai 徒弟 (o To 徒 da relação Si-To 師徒) em sua família kung fu 功夫.


Aprendendo sobre o Kung Fu



As primeiras palavras de seu líder, Grão-Mestre Moy Yat 梅 逸 , logo após anunciar sua decisão de acolher-me em sua família, esclareceram de pronto a natureza da minha jornada: “Que fique claro: aqui, você irá aprender Kung Fu 功夫 e não técnicas de Kung Fu 功夫”.

Essa advertência me veio à mente quando li no livro Histoire de la Pensée Chinoise (1997), onde a Professora Anne Cheng 程艾蘭 escreveu que o termo Kung Fu 功夫 foi popularizado num sentido um tanto redutor pelo gênero cinematográfico do Kung Fu.

É esse “sentido um tanto redutor” do termo que encontramos em dicionários como o nosso Houaiss, onde a palavra Kung Fu 功夫 é definida de modo bem limitado, referindo-a como arte marcial chinesa que remonta ao período da dinastia Jau 周 (1111 a.C. – 255 a.C.), simultaneamente forma de cultura física, técnica de desenvolvimento espiritual baseada em exercícios de concentração e instrumento de defesa pessoal.

Entretanto, tradicionalmente na China, esse termo era usado de maneira muito mais ampla. Basta consultar o Lam Yu Tong’s Chinese-English Dictionary of Modern Usage 林語堂當代漢英詞典,cuja primeira edição foi publicada em 1973, para verificar como Kung Fu 功夫 pode ser entendido de uma maneira mais abrangente:

1. Tempo e energia despendidos num trabalho
2. Grau de perfeição obtido em qualquer linha de trabalho

Doutora Ching 程 parece corroborar com o dicionário organizado por Doutor Lam 林, quando escreve que a ideia de Kung Fu 功夫, na China, está ligada a toda prática ao mesmo tempo física e espiritual e designa o tempo e a energia que se dedica a uma prática com a finalidade de atingir um certo nível, tratando-se de uma forma de aprendizado manifestada num “saber-fazer” que não se transmite pelas palavras.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte marcial do programa SuperFight na cidade de Brasilia.

Patriarca Moy Yat, uma noção sobre Kung Fu

Kung Fu e a arte de Viver