Relação Mestre e discípulo no Kung Fu

 Relação Mestre e discípulo no Kung Fu

O contraste entre um mestre de kung fu e um professor de Filosofia é uma questão interessante e importante a ser ainda explorado. A relação professor- aluno da tradição aristotélica baseia-se nas premissas de que os seres humanos são essencialmente racionais, e que o verdadeiro conhecimento é o conhecimento racional, sempre descritível e capaz de ser comunicado pela linguagem verbal.


Relação Mestre e discípulo no Kung Fu



A relação mestre-discípulo no kung fu parte do pressuposto de que o verdadeiro conhecimento é muito mais do que as palavras podem transmitir, e que exige muito mais do que o intelecto para perceber, compreender e manifestar. A razão deve ser auxiliada pela intuição cultivada e a consciência é acessível apenas através da prática diligente. 
O mestre, sendo um pessoaaltamente cultivada, é um ser de  percepção superior, capaz de ver as coisas que ainda não são percebidas ao discípulo que ainda precisa se cultivar. 
O que o mestre percebe não pode ser transmitido ao discípulo apenas por palavras. Então,os discípulos são ensinados de maneira completamente diferente - não com ênfase na apresentação verbal e convencimento - mas por instrução mais individualizada e demonstrações do mestre. Os discípulos devem segui-los e praticá-los em conformidade.
Professor Ngau Pui Man chama de Perspectiva Kung Fu a perspectiva de ler uma passagem mais como uma instrução como viver a vida, e não como uma descrição dos fatos. A partir desta perspectiva, a passagem é mais um lembrete de que se deve, idealmente, ser confiável para fazer até mesmo aqueles que são mais difíceis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte marcial do programa SuperFight na cidade de Brasilia.

Patriarca Moy Yat, uma noção sobre Kung Fu

Kung Fu e a arte de Viver