Relação Mestre e discípulo no Kung Fu

 Relação Mestre e discípulo no Kung Fu

O contraste entre um mestre de kung fu e um professor de Filosofia é uma questão interessante e importante a ser ainda explorado. A relação professor- aluno da tradição aristotélica baseia-se nas premissas de que os seres humanos são essencialmente racionais, e que o verdadeiro conhecimento é o conhecimento racional, sempre descritível e capaz de ser comunicado pela linguagem verbal.


Relação Mestre e discípulo no Kung Fu



A relação mestre-discípulo no kung fu parte do pressuposto de que o verdadeiro conhecimento é muito mais do que as palavras podem transmitir, e que exige muito mais do que o intelecto para perceber, compreender e manifestar. A razão deve ser auxiliada pela intuição cultivada e a consciência é acessível apenas através da prática diligente. 
O mestre, sendo um pessoaaltamente cultivada, é um ser de  percepção superior, capaz de ver as coisas que ainda não são percebidas ao discípulo que ainda precisa se cultivar. 
O que o mestre percebe não pode ser transmitido ao discípulo apenas por palavras. Então,os discípulos são ensinados de maneira completamente diferente - não com ênfase na apresentação verbal e convencimento - mas por instrução mais individualizada e demonstrações do mestre. Os discípulos devem segui-los e praticá-los em conformidade.
Professor Ngau Pui Man chama de Perspectiva Kung Fu a perspectiva de ler uma passagem mais como uma instrução como viver a vida, e não como uma descrição dos fatos. A partir desta perspectiva, a passagem é mais um lembrete de que se deve, idealmente, ser confiável para fazer até mesmo aqueles que são mais difíceis.



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